Instituto para Atividades, Terapias e Educação Assistida por Animais de Campinas
Em 2004, quando a Luana chega na casa da Silvia Jansen, como todo filhote de labrador, adorava brincar e interagir com todos os moradores da casa. Daniel, filho da Silvia, no começo não dava muita bola para a nova moradora, comportamento comum para as pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista). Mas todos perceberam que Luana e Daniel começaram a ficar cada vez mais próximos com o passar do tempo, e Silvia via ali algo diferente na amizade entre eles.
Daniel, um jovem extremamente inteligente, formado em Biologia na Unicamp, já não estava mais tão interessado nos estudos, mas o vínculo com a Luana começou novamente a despertar seu interesse pelos livros. Foi então que a Silvia, que atuava como bióloga geneticista, percebeu que algo especial estava acontecendo e começou a conhecer mais sobre as intervenções assistidas por animais. Procurou ONGs do Brasil que faziam esse trabalho, fez vários cursos, atuou em instituições que proporcionavam esse tipo de assistência e aplicava em casa, com a Luana e Daniel, todo o conhecimento que vinha adquirindo. Um dos momentos mais marcantes dessa história foi ver o Daniel concluindo um mestrado e, para se sentir mais confiante para defender sua tese, fazia a apresentação para a Luana que ficava ali, atenta e apoiando o Daniel para vencer mais esse desafio.
Então Silvia decide que é hora de trazer para Campinas esse trabalho para beneficiar mais pessoas. Sem cansar e sem muito apoio, foi em busca de voluntários – profissionais da área veterinária, adestramento canino, psicologia, assistência social e fisioterapia – e juntos começaram a divulgar a Ateac pelos quatro cantos da cidade e realizar os primeiros atendimentos iniciando na área do autismo e em seguida para outras pessoas com necessidades diferentes.
Atualmente, o objetivo da ONG Ateac é proporcionar saúde e bem-estar para crianças, adolescentes, adultos, idosos e pacientes de todas as idades, utilizando o cão como principal meio para o desenvolvimento motor, mental e socioafetivo dos atendidos. A Ateac também participa de eventos corporativos e comemorativos, a fim de proporcionar um momento de interação entre o ser humano e o cão.