



O CACHORRO DOUTOR
-
- Baco, labrador de 1 ano, atende as crianças do CEVI e Corsini – Foto: Kellen Magalhães
Para muitas pessoas, enfermas ou não, soaria estranho o médico receitar, em vez dos tradicionais analgésicos, “um cachorro de quatro em quatro horas”. Mas desde 2004, a ATEAC – Instituto para Atividades, Terapias e Educação Assistida por Animais (Campinas/SP) – busca promover a saúde das pessoas hospitalizadas mediante a interação entre animal-homem – fato que faz dessa receita “médica”, coroada mundialmente, algo nem tanto enigmático assim.
Os animais visitam os pacientes, interando-se com eles e promovendo, através desse contato, a recuperação paulatina da saúde desses internados. O trabalho se divide em três frentes: AAA (Atividades Assistidas por Animais), com relações de afetividade e controle de estresse; a TAA (Terapia Assistida), que visa à melhoria de aspectos físicos, cognitivos e emocionais; a EAA (Educação Assistida), que utiliza os animais para facilitar recursos pedagógicos.
Para quem?
Os cães ajudam em diversos casos: crianças com paralisia cerebral, autismo ou hiperatividade; com problemas de aprendizagem; pessoas portadoras de síndromes genéticas; pessoas fragilizadas ou hospitalizadas; usuários de drogas ou álcool; idosos etc.
Os resultados têm sido positivos quanto à socialização, em que pessoas começam a relacionar-se melhor, evitando a solidão, o estresse e a depressão, sentindo-se mais animadas e autoconfiantes. Os benefícios estendem-se às sensações físicas de bem-estar e à regularização da pressão arterial, além da excelente contribuição para melhora do sistema imunológico; em outras palavras, as pessoas se sentem bem com a visita.
Cachorros de plantão
Para que um cachorro faça parte do grupo de visitas, algumas regras devem ser obedecidas. Todo o trabalho tem fundamentação científica, e os cães terapeutas passam por inúmeras provas antes de serem admitidos como tal. Precisam, antes de tudo, ser dóceis, gostar de pessoas e mesmo tolerar algumas pequenas “agressões” sem reagir.
Os cães de guarda, por seu porte físico muitas vezes assustador, são evitados para exercer tal atividade.
A higiene é fundamental. Patas, focinho e órgãos genitais são higienizados, além do costumeiro banho.
Para nossa alegria…
É assim que os cães ganham espaço nos corredores dos hospitais; fazem com que, pelo menos momentaneamente, os problemas de saúde sejam esquecidos. Vão as crianças descobrindo que, de repente, tem um cachorro dentro do hospital. Podem acariciá-lo, podem carregá-lo.
Pessoas de mais idade euforicamente descobrem que têm companhia. Matam as saudades os quem tem cachorro em casa, e não podem ver.
Levam, esses cães, por assim dizer, um pouco de esperança num meio em que a autoconfiança é fundamental.
Voluntariado
Para quem quiser participar e ajudar esses pequenos heróis a continuarem seu trabalho “médico”, basta entrar em contato com o site da Ateac – www.ateac.org.br.
Há inúmeras oportunidades, tanto para cães como para as pessoas. Você pode tornar-se voluntário e realizar o trabalho junto com seu cão; pode trabalhar com um cão terapeuta disponível; o seu cachorro pode ser um cão terapeuta e trabalhar com um voluntário da Ateac.Veja as regras no site. Por que não?
-
- Filet, da raça West, também co-terapeuta da Ateac
Texto: Marcos Nascimento
Fonte: Revista Faro Fino
http://revistafarofino.com.br/noticias/cachorro-de-raca/o-cachorro-doutor.html – Disponível em 16.09.2013
Bem vindo ao blog da ATEAC!
“Alguns anjos não possuem asas, possuem quatro patas, um corpo peludo, nariz de bolinha, orelhas de atenção, olhar de aflição e carência.
Apesar dessa aparência, são tão anjos quanto os outros (aqueles com asas).
E se dedicam aos seus humanos tanto quanto qualquer anjo costuma dedicar-se. Que bom seria se todos os humanos pudessem ver a humanidade perfeita de um cão!”
Últimos Posts
- Convocação – Assembleia Geral Extraordinária (09/12/2018)
Aos voluntários da ONG Ateac, No dia 9 de dezembro,...
- O desenvolvimento infantil e os cães
A presença de um cachorro em casa pode ser muito proveitosa...
- Convocação para Eleições
Aos voluntários da ONG Ateac, No dia 22 de março,...
Posts mais acessados
- Dez Razões para Adultos buscarem seu diagnóstico de síndrome de Asperger.
Como explica o Grupo Asperger Brasil em sua fan page:...
- Tipos de Autismo
Desde que o autismo é um espectro, que engloba uma...
- A Síndrome de Asperger no contexto da inclusão social
Monografia apresentada como exigência do curso de...