Dia do Idoso: conheça o trabalho realizado pelos cães terapeutas da Ateac
Hoje, dia primeiro de outubro, é comemorado em todo o mundo o Dia do Idoso. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Assembleia Mundial sobre o Envelhecimento, realizada em 1982, na Áustria. Além disso, no Brasil, a Lei Federal nº 11.443, de 28 de dezembro de 2006, que instituiu a data no país, determina também que os órgãos públicos responsáveis pela coordenação e implementação da Política Nacional do Idoso se responsabilizem pela realização e divulgação de eventos que valorizem a pessoa idosa na sociedade.
A equipe do Notícia Animal, a convite do Instituto para Atividades, Terapias e Educação Assistida por Animais de Campinas (Ateac), participou de um dia de trabalho na Clínica Geriátrica Gênesis. Os cães terapeutas da entidade visitam os pacientes aos sábados, duas vezes por mês, no período da manhã.
A Ateac começou a realizar as visitas na clínica em janeiro de 2011. Além disso, a entidade atende crianças, hospitais, centros de saúde e outras instituições de Campinas, interior de São Paulo, desde 2004. Segundo a psicóloga da ONG, Fabiana Oliveira, o cão consegue estimular os idosos de maneira muito positiva, além de sensibilizar e melhorar a coordenação motora. “Tocar o pêlo de um cão, além de ser mais prazeroso do que tocar objetos, ajuda também a sensibilizar os idosos e estimula seu interesse por outras atividades”, informou Fabiana.
Para que um cão seja terapeuta, é preciso passar por uma avaliação dos profissionais da ONG, ser dócil, gostar de interagir com pessoas e ser saudável. O animal precisa também passar por exames frequentes, estar vermifugado e com a carteira de vacinação em dia. Antes do contato com os idosos, todos os cães passam por uma higienização completa. Não importa o tamanho do animal e nem se é de raça ou não (exceto os cães que, por lei, são considerados agressivos e precisam de focinheira em público, estes não podem participar).
No dia de nossa visita, duas cadelinhas, Jade e Vi, estavam na clínica para o trabalho de interação com os idosos. As duas se divertiam tanto quanto os pacientes, já que ganhavam afagos, petiscos e até brinquedos. Em um verdadeiro esquema de rodízio, Jade e Vi atenderam todos os presentes.

A interação, no entanto, não é homogênea. Alguns pacientes são mais reservados e preferem manter um contato mais distante, enquanto que outros adoram e fazem questão de aproveitar ao máximo a presença dos cães. Apesar de estimular a aproximação, a equipe de voluntárias da Ateac respeita a vontade dos pacientes e sabe que, com o tempo, a relação entre as duas partes se intensificará.
Este é o caso de Dona Marli. No começo do trabalho com os cães na clínica, ela avisou que não gostava de animais e manteve certa distância. Com o tempo, Dona Marli se acostumou com a presença dos cachorros e permitiu uma aproximação. Hoje, além de participar de todas as atividades, ela até mesmo ensina truques para os animais! Fabiana informou também que depois que começou a interagir mais com os cães, Dona Marli ficou mais ativa e comunicativa.
Outro ponto positivo do tratamento com os cães foi o resgate do passado e um estímulo ao lado mais emocional dos pacientes. Na presença dos animais, muitos deles aproveitavam para contar histórias sobre a infância e seus próprios bichos de estimação. Lembravam de fatos de um passado longínquo, recordando memórias que nunca haviam dividido com os membros da clínica.
A psicóloga informa que, além do contato com os cães durante a terapia, a interação diária com animais também é muito importante. Segundo ela, os familiares dos idosos podem sim ter um animal de estimação em casa, basta ter cuidado para evitar acidentes.

Para celebrar o Dia do Idoso, a Ateac planeja uma festa na clínica, com comida, bebida, leitura de poemas e exposição de fotografias.
Para mais informações sobre o trabalho realizado pela Ateac, acesse www.ateac.org.br
Texto e fotos: Lucas Leite – Agência Notícia Animal
Fonte: Notícia Animal
http://noticiaanimal.com.br/viewpost.php?idpost=1997 – disponível em 01.10.2013
2 Responses to Dia do Idoso: conheça o trabalho realizado pelos cães terapeutas da Ateac
Deixe uma resposta Cancelar resposta
Bem vindo ao blog da ATEAC!
“Alguns anjos não possuem asas, possuem quatro patas, um corpo peludo, nariz de bolinha, orelhas de atenção, olhar de aflição e carência.
Apesar dessa aparência, são tão anjos quanto os outros (aqueles com asas).
E se dedicam aos seus humanos tanto quanto qualquer anjo costuma dedicar-se. Que bom seria se todos os humanos pudessem ver a humanidade perfeita de um cão!”
Últimos Posts
- Convocação – Assembleia Geral Extraordinária (09/12/2018)
Aos voluntários da ONG Ateac, No dia 9 de dezembro,...
- O desenvolvimento infantil e os cães
A presença de um cachorro em casa pode ser muito proveitosa...
- Convocação para Eleições
Aos voluntários da ONG Ateac, No dia 22 de março,...
Posts mais acessados
- Dez Razões para Adultos buscarem seu diagnóstico de síndrome de Asperger.
Como explica o Grupo Asperger Brasil em sua fan page:...
- Tipos de Autismo
Desde que o autismo é um espectro, que engloba uma...
- A Síndrome de Asperger no contexto da inclusão social
Monografia apresentada como exigência do curso de...
Bom dia! Quero ser voluntária…
Tenho uma cachorrinha Poodle de três anos e gostaria de saber como faço para participar
desse trabalho tão maravilhoso?
Aguardo
Grata!
Sandra
Olá Sandra,
Ficamos felizes com sua intenção de trabalhar conosco!!
Pedimos que preencha esse formulário (http://ateac.org.br/voluntariado/pessoas/inscricoes/) ou envie e-mail para ateac@ateac.org.br, assim poderemos lhe passar todas as informações.
Um abraço, Equipe Ateac