Criando laços de afeto
A Ateac (Instituto para Atividades, Educação e Terapia assistida por Animais de Campinas) realiza um trabalho pioneiro entre homem e animal, promovendo melhora na saúde física, emocional e mental de adultos e crianças
MARTA FONTENELE
Em 2004, a família de Daniel, um garoto com diagnóstico da Síndrome de Asperger –(autismo), resolveu integrar à família um novo componente: Luana, uma cadela da raça Labrador. Uma surpresa estava por vir para todos daquela família. O contato entre os dois foi percebido pela mãe, a bióloga Silvia Ribeiro Jansen Ferreira, como algo muito positivo na vida de Daniel. Ele passou a apresentar melhora significativa nos movimentos motores e na forma de se comunicar socialmente. Foi então que Daniel voltou a estudar e tornou-se o primeiro portador da síndrome a realizar e concluir com sucesso um mestrado no Brasil.
De acordo com Andrea Carciofi, da Ateac, esta foi a semente que deu origem a criação do Instituto para Atividades, Terapias e Educação Assistida por Animais de Campinas, a Ateac, uma entidade sem fins lucrativos que se dedica a promover um trabalho sério de Terapia Assistida por Animais, atuando em hospitais de Campinas e região, como Hospital de Clínicas da Unicamp, Centro Corsini, Pestalozzi de Campinas, Clínica Genesis, Hospital Ouro Verde (Pediatria, Clínica Médica I e II, Psiquiatria e Pronto Socorro infantil), Mário Gatti, Adacamp (Associação para o desenvolvimento dos Autistas de Campinas) e Hospital de Nova Odessa.
Emoção e resultados
-
- Para a médica Érika Yuri Seike, a evolução do paciente é de fato uma realidade com a intervenção da terapia com cães
Os profissionais de saúde que interagem com a proposta de terapia assistida por animais da Ateac descrevem a experiência como algo emocionante e que oferece resultados concretos para a melhoria do bem-estar do paciente, seja crianças, adultos ou idosos.
Os profissionais de saúde são unânimes em dizer da validade e dos resultados da TAA. Para a médica Eirka Yuri Seike, que atua na Pediatria no Complexo hospitalar Ouro Verde, “a evolução do paciente é percebida pois os animais trazem alegria no momento em que estão com as crianças, os fazem esquecer por alguns instantes que estão internados e doentes”, ressalta.
-
- Ana Cristina Bernicchi: Para nós, profissionais de saúde, sentir a emoção do paciente ao encontrar seu amigo cão terapeuta, é algo inesquecível” – Foto Kellen Magalhães
Segundo a enfermeira Ana Cristina Bernicchi, do HC da Unicamp, as alterações hemodinâmicas do paciente são perceptíveis, seja na saturação de O2, na frequência cardíaca, na percepção sensorial, no toque, no movimento que antes não existiam. Como citei anteriormente as alterações hemodinâmicas são perceptíveis, seja na saturação de O2, na frequência cardíaca, na percepção sensorial, no toque, no movimento que antes não existiam.
A Ateac funciona hoje com cerca de 70 cães adestrados e consegue realizar uma média de 650 TAA (Terapia Assistida por Animais) atendimentos por mês, ou seja, 3.600 sessões de terapias por ano.
Os cães vivem normalmente nas casas de seus donos e são escalados para trabalhar com seus pacientes mediante uma agenda criada pelos voluntários da Ateac e os proprietários destes cães. Indispensável dizer que todos desta rede: Ateac, voluntários, profissionais de saúde, têm algo em comum: o amor por animais e é dessas relações, o elo que vai aparecer no momento da terapia, no instante em que um paciente, seja uma criança ou um idoso, encontre o seu amigo cão e por aqueles eternos minutos no contexto de internação hospitalar, consigam estabelecer outros laços e outras sensações em torno do viver, do encontro, do sorriso e da esperança.
Para crescer e conseguir ampliar seu raio de atuação, a Ateac precisa de sua rede de voluntários. O perfil desses voluntários é bem diversificado, podendo integrar pessoas de 18 a 70 anos, com níveis de formação também distintos. A condição essencial é: ter paixão por cães.
O CÃO TERAPEUTA deve apresentar este perfil
-
- Nívea Capirucci e sua golden Dara em manhã de socialização – Foto Everson Taco
- Ser calmo, participativo, extremamente permissível
- Gostar de interagir com adultos, crianças e idosos
- Não apresenta sinais de agressividade e estresse
- Possuir comandos básicos
- Estar em dia com os requisitos de saúde e higiene
O proprietário do cão e o voluntário que cuida deste cão também recebem orientações e informações para interagir no trabalho. A seguir, o cão passa por exames de saúde e um teste comportamental. A outra etapa é a socialização, uma oportunidade em que os voluntários podem aprimorar ou iniciar o adestramento básico dos cães e o adestrador pode avaliar o comportamento do cão junto com outros cães de diversas raças.
Higienização
Todos os cães são previamente preparados para adentrar ao ambiente hospitalar. São banhados com sabonete especial, higienizadas as partes íntimas e as patas. Essas medidas reduzem eventuais riscos e são rotineiramente feitas como procedimento para quebrar eventuais preconceitos na terapia com cães.
Como colaborar
Você pode contribuir de diversas formas: sendo voluntário nas intervenções ou administrativamente, realizando contribuições fixas ou pontuais e ajudando a Ateac a divulgar o seu trabalho. Visite o site: www. ateac.org.br
http://www.absoluta.com.br/revistas/absoluta/104/ – Disponível em 18.07.2013
One Response to Criando laços de afeto
Deixe uma resposta Cancelar resposta
Bem vindo ao blog da ATEAC!
“Alguns anjos não possuem asas, possuem quatro patas, um corpo peludo, nariz de bolinha, orelhas de atenção, olhar de aflição e carência.
Apesar dessa aparência, são tão anjos quanto os outros (aqueles com asas).
E se dedicam aos seus humanos tanto quanto qualquer anjo costuma dedicar-se. Que bom seria se todos os humanos pudessem ver a humanidade perfeita de um cão!”
Últimos Posts
- Convocação – Assembleia Geral Extraordinária (09/12/2018)
Aos voluntários da ONG Ateac, No dia 9 de dezembro,...
- O desenvolvimento infantil e os cães
A presença de um cachorro em casa pode ser muito proveitosa...
- Convocação para Eleições
Aos voluntários da ONG Ateac, No dia 22 de março,...
Posts mais acessados
- Dez Razões para Adultos buscarem seu diagnóstico de síndrome de Asperger.
Como explica o Grupo Asperger Brasil em sua fan page:...
- Tipos de Autismo
Desde que o autismo é um espectro, que engloba uma...
- A Síndrome de Asperger no contexto da inclusão social
Monografia apresentada como exigência do curso de...
A TAA, É MUITO IMPORTANTE PARA AS CRIANÇAS QUE NECESSITAM DE UM APRENDIZADO.