Caravana da emoção
Por Fabiana Parajara
Em maio, em resposta a um convite do grupo de voluntários da Gerdau, 10 cães terapeutas da ATEAC, 11 voluntários e uma psicóloga, voltaram realizados da viagem de 98 quilômetros entre Campinas e Araçariguama. Na presença da Yorkshire Yume, um dos pacientes do Recanto Nova Era pronunciou pela primeira vez na frente da equipe uma frase completa. “Ele disse que o cachorro era bonito, mas que não poderia cuidar dele”, conta o fisioterapeuta Eduardo Poiani.
O Nova Era é uma instituição beneficente que abriga idosos em situação de vulnerabilidade ou sem família. Os voluntários da Gerdau, periodicamente, programam atividades lúdicas e de entretenimento para os cerca de 50 pacientes, como apresentação de violeiros. Naquele dia, a ideia era promover uma tarde agradável e de interações com os cães, que adoraram a atenção e especialmente os agrados que receberam de todos. Parte da galera – os cães de grande porte – ficou no páteo com os idosos que têm mais condições de locomoção. Os pequenos participaram das visitas aos leitos. Até aquele dia, esse idoso havia apenas respondido a equipe com palavras curtas, como sim ou não. “Quando colocaram o cachorro no colo dele, ele ficou muito tempo olhando e passando a mão. Quando falou que não poderia cuidar dele, fiquei até emocionado. Como esse paciente tem problemas psiquiátricos, fica quieto a maior parte do tempo e não se comunica. Eu nem sabia que ele era capaz de formar frases”, diz Poiani.

Para o fisioterapeuta, essa é mais uma prova de que os animais podem ser importantes auxiliares terapêuticos. “Na minha carreira, a única experiência que havia visto com animais foi no Hospital do Mandaqui, em São Paulo, onde trabalhei. Lá, a visita dos cães trazia alegria para os pacientes, especialmente os crônicos, que ficam muito tempo internados. A rotina de hospital é muito cansativa e os animais eram uma ótima distração”.
Isaura Freitas, diretora do Recanto Nova Era, explica que a entidade não tem condições de manter animais de estimação no local, visto que nem todos os cães são tão dóceis quanto os terapeutas, o que poderia colocar em risco os pacientes. Segundo ela, a presença da ATEAC foi muito festejada pelos idosos. “Aqueles que gostam de animais ficaram muito felizes. Os cães deixavam abraçar, davam a pata. A tarde foi muito divertida”, diz Isaura. “Ficamos muito gratos também aos voluntários da Gerdau, que organizaram mais essa atividade”.
Em função da distância, a visita ao Nova Era não poderá ser feita com tanta frequência, mas a ONG sempre está disponível para participar de eventos assim com outras entidades e grupos de voluntários, como já ocorreu também com voluntários da Bosch. Para programar a atividade, basta que a empresa ou os voluntários entrem em contato pelo e-mail ateac@ateac.org.br.



3 Responses to Caravana da emoção
Deixe uma resposta Cancelar resposta
Bem vindo ao blog da ATEAC!
“Alguns anjos não possuem asas, possuem quatro patas, um corpo peludo, nariz de bolinha, orelhas de atenção, olhar de aflição e carência.
Apesar dessa aparência, são tão anjos quanto os outros (aqueles com asas).
E se dedicam aos seus humanos tanto quanto qualquer anjo costuma dedicar-se. Que bom seria se todos os humanos pudessem ver a humanidade perfeita de um cão!”
Últimos Posts
- Convocação – Assembleia Geral Extraordinária (09/12/2018)
Aos voluntários da ONG Ateac, No dia 9 de dezembro,...
- O desenvolvimento infantil e os cães
A presença de um cachorro em casa pode ser muito proveitosa...
- Convocação para Eleições
Aos voluntários da ONG Ateac, No dia 22 de março,...
Posts mais acessados
- Dez Razões para Adultos buscarem seu diagnóstico de síndrome de Asperger.
Como explica o Grupo Asperger Brasil em sua fan page:...
- Tipos de Autismo
Desde que o autismo é um espectro, que engloba uma...
- A Síndrome de Asperger no contexto da inclusão social
Monografia apresentada como exigência do curso de...
Gostaria de saber se, mesmo sem ter cachorro próprio, eu poderia ser voluntária e trabalhar com os cães terapeutas.
Obrigada
Oi Mary, é possível sim! Na Ateac temos vários voluntários sem cães.
Por favor nos envie um e-mail (ateac@ateac.org.br) que passaremos todas as informações pra o trabalho na ong.
Abraços, Equipe ATEAC
Pode sim Mary! Temos 3 tipos de voluntários:
- voluntário com cão
- são o cão voluntário
- voluntário sem cão