ATEAC - Instituto para Atividades, Terapias e Educação Assistida por Animais de Campinas
Twitter Facebook Flickr YouTube

Nyna


Nome:

Nyna

Raça:

Shitzu

Trabalha:

CEVI

Nascimento:

04/07/2011


Esta é a Nyna, uma linda e meiga cachorra da raça shitzu. A história dela começa primeiro com sua mãe Belinha.

Esta é a história de dois amores que surgiram na minha vida. A história se inicia com a Belinha, um presente muito especial e esperado. Após uma infância e adolescência cercada de animais de estimação, casei-me e por muitos anos os cães deixaram de fazer parte de minha vida. Um belo dia recebi a notícia que ganharia de um amigo muito querido um filhote da ninhada de sua cadela. Acompanhei a gestação da Mel (mãe da Belinha) bem de perto, fui a primeira visita da ninhada de cinco filhotes.

Com quarenta e cinco dia recebi em minha casa um lindo e fofíssimo presente que era uma “afronta” de um amigo à meu marido que não gostava de cães de companhia, mas que em poucos dias ficou encantado e todo preocupado com nossa pequena, querendo mima-la. Bem a Belinha cresceu, cheia de manias e costumes. Por incrível que pareça (e muitos continuam afirmando que são irracionais) ela tem suas vontades e sabe como conseguir o que quer: distingue suas necessidades de fome e sede, percebe quando estamos para chegar, se vamos trabalhar ou passear, entende pequenas frases e comandos, em fim, é muito esperta. É minha companheira e esteve ao meu lado em momentos muito difíceis.


Quando a Belinha estava com 4 anos, eu queria muito que ela tivesse uma companhia canina. Devido as suas características e como a tia Vanessa (veterinária) diz: – Ela não sabe que é um cão!! achei mais adequado cruzá-la para ficar com um filhote que seria sua companhia. Após acompanhar seu namoro, sua gestação e participar do parto, nasceram quatro lindos filhotes no dia 4 de julho de 2011. Escolhi a Nyna no momento em que nasceu. Ela foi o último filhote a nascer. Teve um motivo especial para que ela fosse a escolhida: foi o único filhote que Belinha conseguiu cortar o cordão umbilical sem a minha ajuda e cuidar de forma mais carinhosa. Belinha foi uma mãe exemplar e ainda o é, preocupando-se e brincando com a Nyna.

Nyna é uma sapeca, brincalhona, adora provocar sua mãe e chamá-la para limpar seu focinho e orelhas (pensa que ainda é filhote, pode?) Aprendeu vários truque com muita facilidade. Quando se cansa de treinar é só oferecer manga que a energia volta novamente, kkkkkkkkkk. É uma comilona!!
Hoje ela leva alegria a idosos, crianças e adultos a todo atendimento que faz. Conhecemos a ATEAC em 2011, quando a Nyna ainda era filhote. Foi através de uma amiga onde levo as minhas meninas para tomar banho. A Tety já frequentava a Ong com sua Jade. No início a Belinha também era co-terapeuta, hoje ela já está aposentada.

Nyna faz um lindo trabalho levando alegria as instituições que atendemos.

Elaine Cristina Hedad De Souza

 


Elaine e Nyna
Crédito da foto: Eliza Reii