



Animais desinibem crianças com autismo

Animais de estimação poderão ajudar crianças com autismo a relacionar-se com outras pessoas, revela um estudo realizado por investigadores da Universidade de Queensland, na Austrália, e publicado na revista “PLoS One”.
Neste estudo, investigadores australianos analisaram e compararam os níveis de interação de crianças autistas, com idades compreendidas entre os cinco e os 13 anos, com adultos e outras crianças sem autismo numa sala com brinquedos ou com dois porquinhos-da-Índia, explica o “Alert”. O estudo revelou que, quando os porquinhos-da-Índia estavam presentes na sala, as crianças com autismo apresentavam maior predisposição para falar e estabelecer contacto visual e físico com outras pessoas. Além disso, respondiam com maior facilidade às tentativas de brincadeira de outras crianças. A presença dos animais deu origem a mais sorrisos e gargalhadas, caras menos fechadas e menos queixas e choro por parte das crianças autistas.
De acordo com Marguerite O’Haire, uma das investigadoras envolvidas no estudo, o efeito positivo que os animais exercem sobre crianças com autismo encoraja-as a interagir com terapeutas, professores e outros adultos. Isto pode ser pertinente para a integração das crianças autistas no ambiente escolar. “Para as crianças [com autismo], o ambiente na sala de aula pode ser uma fonte de ansiedade e intimidador, devido às questões de socialização e vitimização por parte dos seus pares”, referem os investigadores. “Se um animal for capaz de reduzir esta ansiedade ou conseguir alterar de forma artificial a perceção da criança em relação à sala de aula e aos seus ocupantes, então a criança [com autismo] poderá sentir-se mais à vontade e aberta a abordagens de socialização.”
Fonte: Pais & Filhos
Bem vindo ao blog da ATEAC!
“Alguns anjos não possuem asas, possuem quatro patas, um corpo peludo, nariz de bolinha, orelhas de atenção, olhar de aflição e carência.
Apesar dessa aparência, são tão anjos quanto os outros (aqueles com asas).
E se dedicam aos seus humanos tanto quanto qualquer anjo costuma dedicar-se. Que bom seria se todos os humanos pudessem ver a humanidade perfeita de um cão!”
Últimos Posts
- Convocação – Assembleia Geral Extraordinária (09/12/2018)
Aos voluntários da ONG Ateac, No dia 9 de dezembro,...
- O desenvolvimento infantil e os cães
A presença de um cachorro em casa pode ser muito proveitosa...
- Convocação para Eleições
Aos voluntários da ONG Ateac, No dia 22 de março,...
Posts mais acessados
- Dez Razões para Adultos buscarem seu diagnóstico de síndrome de Asperger.
Como explica o Grupo Asperger Brasil em sua fan page:...
- Tipos de Autismo
Desde que o autismo é um espectro, que engloba uma...
- A Síndrome de Asperger no contexto da inclusão social
Monografia apresentada como exigência do curso de...